ptendees

Blog Perfil

Turbine a sua Eficácia

Sendo alguém apaixonado por ajudar o ser humano a desenvolver o nível máximo do seu potencial, o que mais me entristece é ver pessoas desperdiçando seus talentos.

Você olha os colaboradores de uma empresa e sabe que ali tem muita gente talentosa, com muitas competências, que se esforça para entregar os resultados que foram determinados. Ainda assim, em um dado momento, essa entrega não acontece.
Talvez, você esteja pensando que isso se deva à falta de dedicação, de orientação ou de conhecimentos. Essas são todas plausíveis, mas elas residem um pouco além, e estão relacionadas com a mentalidade, e a mentalidade tem a ver com dois fatores.

Primeiro fator: Diálogos Internos
Está relacionado ao que a sua voz diz, e como ela estimula a sua criança interior. Se você estiver se criticando muito, sua criança está acuada. Se você estiver se estimulando muito, a sua criança está confiante. São os diálogos internos destrutivos e os diálogos internos construtivos.

Segundo fator: a Autoeficácia
Eficácia é a capacidade de fazer a coisa certa no momento certo de uma maneira certa.
O que é Autoeficácia? É a crença que você tem na sua capacidade de organizar e realizar uma meta, independentemente das encrencas que vão aparecer durante a realização dessa meta.

É o quanto você acredita na sua capacidade de falar, “eu vou escrever um livro e vou entregar no dia 01 de abril”, e você vai e entrega no dia 01 de abril.
Você pode estar perguntando: “Roberto, o que eu faço para turbinar minha autoeficácia e conquistar vitórias?”

A Autoeficácia depende de quatro fatores.
Primeiro, depende das suas experiências de sucesso ou de fracasso. É muito importante ter desafios na vida, mas você precisa dar um jeito de vencer.

Se só colhermos derrotas, isso vai minando a nossa Autoeficácia. Cada vez mais, a pessoa começa a pensar: “Eu vou para uma coisa mais simples, mais tranquila”.
Por quê? Porque eu não acredito na minha capacidade de me organizar para realizar uma meta, a despeito das dificuldades e das experiências de sucesso e fracasso.

Segundo, a sua Autoeficácia vai acontecer pela modelagem de pessoas de sucessos ou de fracassos. É por isso que Jim Rohn, empreendedor, autor, palestrante motivacional, diz que a sua vida, a sua carreira e os seus negócios são a média dos seus cinco melhores amigos. Isso se baseia em um mecanismo que, em Neurologia, é chamado de neurônio espelho, que faculta a pessoa a se tornar parecida com o ambiente em que ela está.

Estamos modelando o tempo todo. Às vezes, modelamos pessoas que fracassam, e, às vezes, modelamos pessoas de sucesso. Por isso é muito importante, você se relacionar com pessoas que estão onde você quer estar.
Terceiro fator, a sua Autoeficácia depende das mensagens de estímulo e de orientação de pessoas influentes na sua vida. Quem está estimulando você? Principalmente, na meta atual.

Quarto fator, você está sempre aprimorando as suas reações psicológicas aos desafios. Quando você está vivendo um desafio, você cria uma reação psicológica de crescimento, de buscar solução, de buscar novas maneiras de solucionar este problema, para você realizar sua meta.

Isso vai definir a sua Autoeficácia.

Essas são as quatro maneiras que você tem para aumentar a sua Autoeficácia.
Fazendo isso, você amplia a sua mentalidade para que ela não tenha limites.

 


Roberto Shinyashiki
Empresário, palestrante e Doutor em Administração de Empresas

Blog & Cases

17 Dezembro 2021
17 Dezembro 2021

Revista Perfil:

Mais Conceituada do Brasil 


Baixe o nosso aplicativo

 

Entrar em contato

| Revista Perfil - Editorial

| Tapejara/RS

| Praia Brava - Itajaí/SC

| Jardim Paulista - São Paulo/SP

 

Contato:  Revista Perfil     contato@perfilrevista.com.br