ptendees

Blog Perfil

Seu software pode ter vírus, mas e o hardware?

Mãos sujas, alimentos, espirros, tosses e poeira. Tudo isso — somado aos pequenos e úmidos espaços entre as teclas — pode ter resultados mais desastrosos do que se imagina.

As teclas do notebook ou desktop podem acumular poeira, restos de comida e até bactérias e vírus, como o novo coronavírus.

Algumas coisas que não devem ser feitas na limpeza

Não tente remover as teclas do teclado para lavá-las à mão - especialmente se estiver usando um laptop.

Alguns teclados têm chaves e/ou ferramentas projetadas para serem removidas para limpeza, mas a maioria não.

Não coloque o teclado de seu computador na máquina de lavar louça. (pode ser engraçado, mas acontece...) Alguns técnicos garantem que é seguro e seu teclado pode viver para digitar outro dia.
As probabilidades são, no entanto, de você inutilizá-lo e ter que comprar outro. (E se for esse o caso, por que limpá-lo de qualquer maneira?)

Não coloque seu notebook na máquina de lavar na tentativa de limpar as teclas - parece loucura né? Mas tem gente que faz isso, e a menos que você realmente queira perder seus dados e tenha que comprar outro notebook.

Não tente secar um teclado molhado na secadora de roupas ou no forno - a menos que esteja entediado com o formato plano e amigável do teclado. Aliás, depois desse procedimento, você terá uma bela obra abstrata.

Não tente limpar o teclado usando palha de aço, esponjas de limpeza ou removedores de cal e cálcio em spray - a menos que você planeje testar sua memória quando todas as letras saírem das teclas.

Não se esqueça de desligar o computador antes de limpar o teclado. As máquinas de hoje são tão propensas a erros mecânicos induzidos por pressão e umidade quanto seus ancestrais de 5 ou mesmo de 10 anos atrás.

Você pode limpar as bordas das teclas usando um cotonete com álcool isopropílico. Tome cuidado para não encharcar o cotonete e danificar o teclado enquanto limpa. Finalize a limpeza da superfície das teclas com um pano umedecido com álcool isopropílico. Umedecido, não encharcado - Understood?

Lembre-se de não deixar escorrer líquidos para dentro do aparelho e de não pressionar com força as teclas, para que no processo da limpeza e higienização, as mesmas não sejam danificadas.

Cuidado extra ao utilizar computadores públicos (Lan House) na empresa e outros locais onde o computador seja de uso comum.

E aí? Teclado limpo é melhor né?

Forte abraço.


Tadeu Brasil Britto
Empresário, engº software, desenvolvedor web 


Blog & Cases

17 Dezembro 2021
17 Dezembro 2021

Revista Perfil:

Mais Conceituada do Brasil 


Baixe o nosso aplicativo

 

Entrar em contato

| Revista Perfil - Editorial

| Tapejara/RS

| Praia Brava - Itajaí/SC

| Jardim Paulista - São Paulo/SP

 

Contato:  Revista Perfil     contato@perfilrevista.com.br