Blog Perfil

Talento não é tudo na busca pelo sucesso profissional

Pessoas talentosas são muito valorizadas na nossa sociedade pela habilidade nata de fazerem algumas coisas muito bem.

Elas são tratadas de forma diferenciada, como se possuíssem um presente divino que as garante o sucesso no que decidirem conquistar. Porém, talento não é tudo. Muitas vezes, ter excelência em uma aptidão específica pode impedir voos mais altos.

 “Síndrome do talentoso”
Quantas vezes você viu pessoas se darem bem mesmo sem possuírem as competências necessárias? Pense naquele colega que não tem disciplina em suas tarefas, mas se comunica bem e assim dá um jeitinho de não ser prejudicado. Esta “malandragem” é uma habilidade nata, mas uma boa amostra de que talento não é tudo na jornada profissional.



Quem se apoia apenas no talento para alcançar os objetivos pode enfrentar sérios problemas no longo prazo. É como se precisasse levantar peso e, apesar de não possuir muita musculatura no posterior de coxa, acabasse conseguindo por ter muita força na lombar. Como o movimento está errado, um dia as costas não irão mais aguentar o esforço excessivo.

O mesmo acontece na carreira e na vida. Se você sempre foi muito bom em algo e usa essa habilidade como forma de crescer, cuidado! Você pode até conseguir subir alguns degraus, mas, em algum momento, a vida vai pedir a conta e cobrar as competências que você não tem.

Eu mesmo já sofri da chamada “síndrome do talentoso”. Por não dominar a gestão do tempo e produtividade, eu era uma pessoa sempre atrasada e que não cumpria os compromissos. Marcava reuniões e deixava de ir ou chegava muito tarde porque não conseguia me organizar. Contudo, eu acreditava que não precisava mudar, pois tinha persuasão e a capacidade de resolver problemas que compensavam minhas falhas.

Analisando isso friamente, eu vivia correndo para resolver os contratempos que eu mesmo causava por não possuir aquelas competências. Isso impedia minha evolução pessoal e profissional.

Como talento não é tudo é preciso desenvolver algumas competências Percebi, então, que era necessário passar por uma mudança para poder alcançar o sucesso que eu almejava.

Eu precisava desenvolver aquelas habilidades que não tinha e que me prejudicavam. A partir de então, me foquei neste objetivo e, no final, elaborei as estratégias que deram origem ao Método Cronos – que hoje é um curso específico de produtividade e gestão do tempo.

Ser naturalmente muito bom em algo pode ser um obstáculo para quem quer atingir níveis de alta performance. Mesmo quem é muito talentoso precisa adquirir as competências que são fundamentais para ser bem-sucedido.

É necessário, portanto, identificar os outros músculos que você precisa desenvolver para conseguir levantar peso do modo correto. O único modo de fazer isso é entender que talento não é tudo e mapear as habilidades que faltam para atingir seus sonhos. A partir disso, comece a treinar para superar os defeitos e ter uma performance perfeita rumo à vida plena e ao sucesso que você tanto quer.

 


Wendell Carvalho
CEO da Kairos Treinamentos, empreendedor e profundo pesquisador dos padrões de comportamento humanos.

Blog & Cases

06 Outubro 2021
02 Julho 2021
29 Abril 2021

Revista Perfil:

Mais Conceituada do Brasil 


Baixe o nosso aplicativo

 

Entrar em contato

| Revista Perfil - Editorial

| Tapejara/RS

| Praia Brava - Itajaí/SC

| Jardim Paulista - São Paulo/SP

 

Contato:  Revista Perfil     contato@perfilrevista.com.br