Blog Perfil

Pedagogia da Superação

Superação é o resultado de educação em todos os sentidos.

Somos eu, você, educados para superar?

Será possível educar seres humanos para a superação das imperfeições do viver?

Nossas crianças podem desenvolver competências superantes se educadas desde pequenas?

Afinal como você definiria superação na sua vida? Ou ainda como você criaria um filho para ser um legítimo superante na sua existência?


Essas eram minhas perguntas quando iniciei as pesquisas da minha tese de doutorado. E decidimos abordar esses estudos e conclusões aqui na Revista Perfil.

A motivação maior que me emocionava estava na minha própria experiência de vida, num começo extremamente difícil e considerado por todas as pessoas como tendo tudo para fracassar. Numa entrevista com Jô Soares ele assim me apresentou: Uma pessoa que tinha tudo para dar errado e deu a volta por cima". E outro ser humano admirável como o maestro João Carlos Martins, referindo-se a mim como sendo: "Tejon, o meu herói".

Entretanto a minha própria vida vivida não me bastava e eu queria, já com 60 anos de idade buscar, com fundamentos e metodologia de um doutorado, descobertas que respondessem de forma específica o seguinte:

1 - Identificar como os indivíduos, sujeitos investigados encaram a superação.
2 - Encontrar fatores comuns nos casos estudados que configurem um padrão de êxito.
3 - Avaliar aspectos determinantes no papel de líderes, educadores da comunidade e sociedade na superação.
4 - Oferecer uma proposta para a superação tanto em circunstâncias individuais, empresariais e organizacionais, quanto pedagógicas.

Essa tese iremos aqui desvendar, neste espaço nobre da Revista Perfil iniciando agora e numa jornada pelas próximas edições.

As conclusões finais da tese aprovada por um corpo de avaliadores e Doutores Latino Americanos na UDE do Uruguay baseada em vasta bibliografia, marcos teóricos, investigação de casos e experimentos realizados como, por exemplo, pelas psicólogas Ana Maria Saade e Ângela Maria Ferreira no hospital Cruzeiro do Sul, dentre outras pesquisas, formam um conjunto que abre a possibilidade para as principais respostas obtidas sobre este enorme desafio que envolve preparar e educar seres humanos para a superação na vida: Sim a educação pode contribuir para os processos da superação das dificuldades e problemas da vida através de uma pedagogia que desenvolva uma plataforma de trabalho a partir dos cinco

fatores descobertos nos casos estudados, são eles:
1 - O princípio da superação, a vontade humana de mudar.
2 - O plano da superação, elaboração de novos sentidos de vida.
3 - Os conteúdos da superação, o amor, labor, ética e estética.
4 - Os procedimentos da superação envolvem ações de aprendizagem, criação, crença e admiração / inspiração por seres humanos.
5 - Atitudes de superação, o protagonismo e empoderamento para tomar decisões de forma autônoma.

Por isso grandes lições da sabedoria extraímos como base vital na construção de seres humanos, organizações e sociedades superantes que deixamos aqui como o profundo do profundo de tudo isto: "É impossível superar os desafios e o ambiente competitivo isoladamente. A capacidade de atrair ajuda através da cooperação e o papel das comunidades, sociedades, cidades e de uma nação; tem impacto fundamental no processo de superação em todos os sentidos". A ajuda mútua e a cooperação são essenciais e determinantes.

Por isso, indo além de um indivíduo, desde sua concepção, nascimento e ciclos de vida; e chegando às alturas da humanidade no planeta terra, uma conclusão fica óbvia: "A superação para a dignidade da vida jamais será obtida para alguns, se não for para todos, assim como para a sustentabilidade e a paz de toda nossa nave espacial, a mãe terra.

¨Imagine".

 

 


Prof. Dr. José Luiz Tejon Megido
Dr. Educação, Mestre em arte educação e história da cultura pela universidade Mackenzie.
Prof. FAM , Food & Agribusiness management , Audencia Nantes , França & FECAP Brasil.
Sócio diretor da Biomarketing. Membro do conselho de diversas organizações. Autor e co-autor de 35 livros. Último lançamento: O Poder do Incômodo, Editora Gente.

Blog & Cases

02 Julho 2021
29 Abril 2021
25 Fevereiro 2021
25 Fevereiro 2021

Revista Perfil:

Mais Conceituada do Brasil 


Baixe o nosso aplicativo

 

Entrar em contato

| Revista Perfil - Editorial

| Tapejara/RS

| Praia Brava - Itajaí/SC

| Jardim Paulista - São Paulo/SP

 

Contato:  Revista Perfil     contato@perfilrevista.com.br