Blog Perfil

Notebook sem HD e com SSD, o que muda?

Considerando a compra de um novo notebook? Algumas características nas configurações devem ser avaliadas.

A novidade está nos SSDs (Solid State Drives) unidades de estado sólido - que oferecem maior performance na hora de manipular arquivos, além de serem mais resistentes que os HDs.

Temos alguns tipos de SSDs, os SATA e os tipos M.2. Nota: Essas diferentes versões de SSDs já foram abordadas em outras matérias.

E se está pensando em comprar um novo notebook, verifique as configurações oferecidas pelos diversos modelos dos fabricantes, pois tem algumas diferenças que, após a compra, pode ser tarde demais para mudar.

Na busca por notebooks cada vez mais compactos, alguns fabricantes preferem trazer o SSD soldado na placa interna do computador.

Eu não recomendo esta opção. Em alguns casos, é possível que o fabricante antecipe esse tipo de situação e ofereça um slot M.2 ou SATA livre para que o consumidor instale uma unidade SSD adicional para aumentar o espaço, mas essa opção é rara.


A melhor opção de ter um SSD no notebook é com o slot M.2 - pois existe a diferença de performance do SSD com característica SATA e M.2 - O M.2 é mais rápido.

Um drive NVMe pode executar até 5.000 / 4.400 MB /s em termos de desempenho de leitura - gravação sequencial. Isso é nove vezes mais rápido do que os SSDs SATA padrão.

M. 2 é um conector que pode ser utilizado com SSD (na verdade, a principal aplicação do M. 2 hoje é SSD) e NVMe é um protocolo usado para conectar a CPU com o SSD através de um conector (que pode ser o M. 2).

Na verificação da configuração do notebook você pode encontrar um modelo com SSD de boa capacidade, mas com processador antigo e tela de baixa resolução e pouca memória, por exemplo.

Outro cuidado interessante é ficar de olho nas interfaces externas que o notebook oferece. Computadores com muitas portas USB – preferencialmente de gerações mais recentes, como 3.2 ou 4.0 – permitem o uso de SSDs e HDs externos de alta velocidade, algo que pode amenizar as limitações de portáteis com discos soldados de baixa capacidade.

Sistemas com mais memória ou processadores novos terão maior performance na hora de ler e mover arquivos e podem também se mostrar mais capazes de dar conta de apps, games e novos sistemas operacionais por mais tempo.

Resumindo, vai comprar um novo notebook? Faça uma pesquisa com as configurações mais atualizadas, desta forma, terá um equipamento com uma vida útil por um período mais longo, antes de querer trocar por um novo lançamento.

 

 


Tadeu Brasil Flock de Britto
Especialista em Eng de Software

 

Blog & Cases

02 Julho 2021
29 Abril 2021
25 Fevereiro 2021
25 Fevereiro 2021

Revista Perfil:

Mais Conceituada do Brasil 


Baixe o nosso aplicativo

 

Entrar em contato

| Revista Perfil - Editorial

| Tapejara/RS

| Praia Brava - Itajaí/SC

| Jardim Paulista - São Paulo/SP

 

Contato:  Revista Perfil     contato@perfilrevista.com.br