Blog Perfil

O segredo para se manter equilibrado em situações de estresse!

Você já teve algum momento em que ficou muito estressado, e por conta disso acabou passando dos limites, e falou coisas que não devia ou fez algo, que no fundo não queria, e se arrependeu depois?

Sabia que isso acontece com a maioria das pessoas? Pois é, e existe uma explicação. Quando nos sentimos estressados ou perdemos o controle, o nosso cérebro acaba sendo dominado pelo nosso sistema límbico, que é o nosso sistema emocional, mais conhecido como sistema impulsivo.

Nesse momento, ocorre dentro da gente uma reação biológica, e o nosso corpo produz um excesso de cortisona, uma substância química associada ao estresse. É nessa hora que agimos impulsivamente, sem nem pensar, e muitas vezes, isso vai acontecendo repetidamente, e vai se acumulando no nosso organismo. Com o tempo, basta uma pequena contrariedade ou irritação acontecer, para nos fazer perder novamente o controle.

Quando esse excesso de cortisona ocorre, é como se nosso cérebro pressionasse o botão de pânico. Nessa hora, a razão sai pela janela, tomamos atitudes sem pensar, sem raciocinar. Isso aos poucos acaba prejudicando a nossa vida, nossa carreira, nossos relacionamentos e até os nossos resultados financeiros. Acabamos nos sentindo impotentes, perdemos energia, nossa motivação cai, e nossa capacidade de tomar decisões, de sermos produtivos e usarmos nossas melhores habilidades, despenca por “água abaixo”.

Mas e como fazer para resolver isso? O segredo é desenvolver uma nova atitude mental, a partir da sua Inteligência Emocional.

E o primeiro passo para isso é você atingir a sua Autoconsciência. Somente quando você conhece a si mesmo, e reconhece as suas maiores fraquezas e seus desafios internos, é que você é capaz de aprender a controlar suas emoções, e dominar suas atitudes, principalmente aquelas não pensadas. Essa consciência de quem você é te fará aprender a lidar com tudo o que acontece e que já aconteceu na sua vida.

Entenda que, nós só somos capazes de controlar aquilo que realmente conhecemos. Se eu não conheço, eu nunca saberei lidar, porque eu não enxergo.

E então eu te pergunto: Quanto você se conhece? Quanto você conhece e reconhece suas emoções? Que situações mais te tiram do seu eixo? Quanto você expressa suas emoções? Quanto você verbaliza essas emoções? Quanto você está disposto a agir diferente e não mais se prejudicar ou prejudicar quem está perto de você?

Nosso modo de viver o mundo é influenciado em grande parte pela nossa atitude mental. Quando entendemos que nossas ações têm um efeito direto nos nossos resultados, e que 10% do que acontece na nossa vida são os fatos dela, e os outros 90% é como reagimos ao que acontece na vida, isso nos leva a refletir mais, e nos leva a ter atitudes diferentes e consequentemente muito mais sucesso nos nossos resultados.

Pessoas com autoconsciência, enxergam suas ações, ajustam o que for necessário, e sabem como reagir a obstáculos, além de também evoluírem a cada aprendizado. Pessoas que buscam essa atitude mental aprendem que, quanto mais ficamos fortes emocionalmente, mais nos tornamos preparados para qualquer desafio, e conseguimos passar pelos momentos mais críticos com muito mais equilíbrio, sem surtar.

A arte de se conhecer e de aprofundar em si mesmo é o que nos permite estarmos cada vez mais conectados a nós mesmos, ao nosso profundo eu, e a nossa própria alma. Quando eu domino o outro, eu tenho poder sobre o outro, mas quando eu domino a mim mesmo, essa sim é a minha verdadeira força, e é ela que nos faz evoluir todos os dias.

 

 


Aline Morandi

Blog & Cases

02 Julho 2021
29 Abril 2021
25 Fevereiro 2021
25 Fevereiro 2021

Revista Perfil:

Mais Conceituada do Brasil 


Baixe o nosso aplicativo

 

Entrar em contato

| Revista Perfil - Editorial

| Tapejara/RS

| Praia Brava - Itajaí/SC

| Jardim Paulista - São Paulo/SP

 

Contato:  Revista Perfil     contato@perfilrevista.com.br