Blog Perfil

Honre quem tem honra!

Em meio às adversidades, o líder humanizado precisa apaziguar, acalmar e honrar seu time.

Provavelmente, você já se pegou pensando como deveria agir com a equipe em momentos difíceis. Pois bem, em nossa coluna de hoje, vamos falar mais sobre isso.
Iniciamos substituindo a palavra “difícil” por “desafiador”. As palavras têm um grande poder de impacto nas pessoas, positivamente ou negativamente – e isso também está intimamente ligado à liderança. Acredite!

Vem comigo!

Ao liderar - especialmente em épocas de incertezas e adversidades, crises e mudanças, você deve evitar mostrar sinais de imaturidade ou falta de preparo na liderança, pois isso fará seus liderados sentirem-se inseguros.
Afinal, a verdadeira capacidade de liderança de uma pessoa é testada em situações adversas e tempo de crise concorda?

O desempenho sob estresse pode mostrar quão rápido ou perspicaz é uma pessoa, ou, ao contrário, pode mostrar onde estão suas fraquezas. Como gestor de uma equipe ou como empreendedor, é importante que você mantenha sempre o controle sobre você e fique tranquilo em situações inusitadas.

Ao final do dia, é sobre como você abraça seus erros em tempos desafiadores, e que inevitavelmente afetam todas as organizações em algum momento, que define sua capacidade como um verdadeiro líder.
Um líder que honra seu time tem a capacidade de equilibrar suas emoções, contribuindo para um ambiente corporativo saudável. Esta condição traz maturidade e perspicácia para que você e sua equipe possam enfrentar juntos qualquer situação indesejada.

Permaneça destemido frente os desafios e mantenha uma atitude positiva do início até o fim.

Uma atitude positiva do líder pode neutralizar qualquer caos e permitir que você atravesse qualquer momento com leveza e segurança.

Sua equipe alimenta-se de suas atitudes em momentos de incertezas. Desta forma, mantenha sempre uma atitude mental positiva e nunca pare de seguir em frente.

Uma dica de mãe: quando sentir-se inseguro em relação a uma situação adversa, pergunte a si mesmo: qual é a pior coisa que pode acontecer? Se você for objetivo e tiver vontade e confiança para enfrentá-lo, acabará percebendo que a situação é administrável e pode ser resolvida.

Lembre-se sempre que necessário: você é um líder e não está lá por acaso. Grandes líderes sabem que uma das formas mais eficazes de manter a postura durante os momentos desafiadores é agir como se você estivesse lá antes - assim, você vai demonstrar experiência sobre o assunto em questão, com um toque especial de senso de elegância e graça.

Seja paciente, adotando uma abordagem leve e segura para aliviar as incertezas que sua equipe está vivenciando.

Bem, como você percebeu ao longo do texto, o comportamento de um líder é frequentemente testado durante uma crise – honrar e equilibrar emocionalmente seu time em momentos como este podem fazer toda a diferença para sua empresa ou organização.

Um show de postura e autoconfiança coloca as pessoas que você conduz à vontade, criando uma cultura de segurança no ambiente de trabalho, onde ninguém precisa entrar em pânico diante das adversidades.
Por fim, não permita que suas emoções controlem você. Busque sempre adequação às mudanças. Vigie seus pensamentos e controle seus impulsos!

Até a próxima coluna.

Namastê!


 

Vilton Santos
CEO da EUROVIP Presidente CDL Balneário Camboriú

Blog & Cases

29 Abril 2021
25 Fevereiro 2021
25 Fevereiro 2021
16 Dezembro 2020
16 Dezembro 2020
07 Outubro 2020
07 Outubro 2020
07 Outubro 2020

Revista Perfil:

Mais Conceituada do Brasil 


Baixe o nosso aplicativo

 

Entrar em contato

| Revista Perfil - Editorial

| Tapejara/RS

| Praia Brava - Itajaí/SC

| Jardim Paulista - São Paulo/SP

 

Contato:  Revista Perfil     contato@perfilrevista.com.br