Blog Perfil

Internet das Coisas ou Internet of Things (IoT) - O que é isso?

Internet das Coisas é o modo como os objetos físicos estão conectados e se comunicando entre si e com o usuário.

Pois então, essa comunicação é feita através de sensores inteligentes e softwares que por sua vez, transmitem dados a uma rede, que pode ser a rede de comunicação de sua casa - pela conexão de sua internet, por exemplo - É como se fosse um grande sistema nervoso possibilitando a troca de informações entre dois ou mais pontos.

A Internet das Coisas comunica objetos a você e a outros objetos, a você por meio de dispositivos como o seu celular, notebook, etc - e coisas com coisas - mas que ¨coisas¨ a Internet das Coisas comunica ou conecta? Resposta: Qualquer coisa.

Desde um relógio ou uma geladeira, termostatos, babás eletrônicas, até carros, ônibus, caminhões, prédios, máquinas, computadores e smartphones. Qualquer equipamento ou utensílio que você consiga imaginar pode, teoricamente, entrar para o mundo da Internet das Coisas. Obviamente, essas “coisas” são incorporadas a sensores, conexão com a internet, estarem providas de equipamentos eletrônicos, sistemas, softwares e internet e outras tecnologias com o objetivo de conectar e trocar dados com outros dispositivos.

Eles conversam entre si para nos dar mais conforto, produtividade, informação e praticidade em geral, e seus usos podem abranger monitoramento de saúde, fornecimento de informação em tempo real sobre o trânsito da cidade ou o número de vagas disponíveis em um estacionamento e em que direção elas estão, até recomendação de atividades, lembretes, ou conteúdo em seus dispositivos conectados.

Coisas do cotidiano se tornam inteligentes e têm suas funções ampliadas por cruzamento de dados.

Por meio de computação de baixo custo, nuvem, big data, análise e tecnologias móveis, as coisas físicas podem compartilhar e coletar dados com intervenção humana mínima. Neste mundo hiperconectado, os sistemas digitais podem registrar, monitorar e ajustar cada interação entre coisas conectadas. O mundo físico encontra o mundo digital, e eles cooperam.

Até 2023, 66% da população mundial estará conectada à Internet. Segundo o último relatório da Cisco, o Cisco Annual Internet Report Complete Forecast Update 2018-2023, o mundo passará de 3,9 bilhões de usuários da rede (2018) para 5,3 bilhões, um aumento de 36% nesse período. Em se tratando de conexões, o salto será de 59% entre 2018 e 2023, indo de 18,4 bilhões para 29,3 bilhões.

Tem “coisas” que vieram para ficar

Sucesso!


 

Tadeu Brasil Britto
Empresário, Engº Software - desenvolvedor web
globaldeck.com

Blog & Cases

29 Abril 2021
25 Fevereiro 2021
25 Fevereiro 2021
16 Dezembro 2020
16 Dezembro 2020
07 Outubro 2020
07 Outubro 2020
07 Outubro 2020

Revista Perfil:

Mais Conceituada do Brasil 


Baixe o nosso aplicativo

 

Entrar em contato

| Revista Perfil - Editorial

| Tapejara/RS

| Praia Brava - Itajaí/SC

| Jardim Paulista - São Paulo/SP

 

Contato:  Revista Perfil     contato@perfilrevista.com.br