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É tempo de cuidar urgentemente da Saúde Emocional da sua equipe, incluindo Você!

Saúde Emocional sempre foi um tema muito importante, mas nunca foi tão valorizado como hoje em dia, principalmente por conta da pandemia.

Por um lado, profissionais no mundo inteiro estão cada vez mais ansiosos, estressados, inseguros e sem energia para desempenharem o seu trabalho, muitos acabam até sendo afastados, pois chegam no limite e adoecem. 
Por outro lado, empresas perdidas e líderes pedindo apoio, sem saber como lidar com tudo isso, pois o momento pede cautela e um pouco mais de empatia.

A maioria das empresas, e talvez seja o caso da sua, sempre investiu em capacitações técnicas e em treinamentos diversos, mas nenhum deles envolvia lidar com o emocional das pessoas.

Quem imaginaria que em pleno século 21 as pessoas precisariam aprender a falar mais sobre as suas vulnerabilidades, a ter mais empatia, a saber ouvir mais, e a "dar mais as mãos umas às outras"?


Tenho sido procurada por diversas empresas que, justamente por nunca terem vivido isso antes, estão buscando ajuda, principalmente para capacitarem os seus profissionais a lidar com a situação atual.

Estes dias, ouvi de uma gerente de RH, que profissionais estão ligando pra ela, porque estão sem conseguir dormir, com muitas crises de ansiedade, e com medo de perderem o emprego, porque não estão conseguindo se concentrar nem o mínimo necessário para executarem suas tarefas.

As pessoas estão vivendo um novo momento, e esta sensação de insegurança, de preocupação, esta inquietação e este sentimento de tristeza, acabam afastando ainda mais os profissionais, e mesmo aqueles que eram muito competentes e antes entregavam um trabalho de muita qualidade, passaram a apresentar falhas e baixo desempenho no seu dia a dia. Infelizmente muita gente perdeu o controle da situação.

Se este é o seu caso, ou se você gerencia pessoas que estão vivendo exatamente isso, está na hora de investir na saúde emocional da sua empresa, lembrando que isso inclui cuidar também de você.

Iniciativas, políticas, comunicação, treinamentos, abertura para o tema, enfim, tudo que possa fornecer apoio que promova a conscientização e o cuidado, pode ajudar as empresas e seus profissionais a terem um local de trabalho mais acessível e mais positivo, onde as pessoas trabalhem mais engajadas, com mais confiança, sendo mais capazes de encarar crises, lidar com os desafios e ainda estarem motivadas a se desenvolverem em suas carreiras, e terem o sucesso que merecem e que almejam.

Muito além dos números, precisamos de pessoas inteiras, para serem profissionais inteiros. As empresas podem e devem contribuir com isso. Mudanças aconteceram e precisamos encará-las. Empresas que enxergaram isso, entenderam o processo, e já estão saindo na frente.


 

Aline Morandi
Palestrante, Master Coach e Analista Comportamental especialista em Carreira e Inteligência Emocional. Contadora pela FEA USP, e Pós-graduada em Psicologia Positiva, pela PUCRS.
Site: alinemorandi.com.br
Instagram: alinemorandi.oficial
Linkedin: alinemorandicoach
Facebook: aline.morandi.1

 

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