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Sua marca está conectada às tendências do Marketing Digital em 2021?

A transformação já acelerada do digital somou-se, em 2020, ao impacto da pandemia na mudança de comportamento tanto do público como das empresas.

Esse contexto mundial antecipa à cena diversas tendências que seriam amadurecidas apenas nos próximos anos. Trouxe a você quatro dessas estratégias, que são bem práticas e já deve começar hoje mesmo para destacar a sua marca, confira:

1. SEO e os novos recursos do Google:
As últimas mudanças do maior buscador do planeta exigem estratégias ainda mais aprimoradas de SEO (Search Engine Optimization). Agora não basta estar na primeira página, mas também nos destaques especiais, como o Featured Snippets ou Posição Zero (as caixas de resposta que aparecem antes das posições orgânicas da página 1) e, ainda, dentro do grupo de perguntas frequentes.

As novas ferramentas ampliam o papel do SEO, que antes já tinham o valioso objetivo de gerar tráfego orgânico e, agora, também devem mirar a conversão de venda sem necessidade da pessoa acessar o seu site.
Para ampliar os resultados, produza conteúdos para emplacar na Posição Zero (não é preciso estar em primeiro lugar nas pesquisas para figurar aqui), inclua Rich Snippets relevantes aos usuários (o Google escolhe fragmentos de informações do seu site para facilitar a experiência do público) e insira a sua empresa no Google Meu Negócio.

Esta plataforma é gratuita, faz seu site aparecer nos resultados orgânicos e no Google Maps, permite uma conversa direta com o público e o registro de importantes informações, desde os horários de pico até os eventos agendados. Além de aumentar o alcance da sua marca e receber mais cliques, facilita a mensuração de resultados e a interação com clientes.

Atenção a estas dicas de ouro: mantenha o perfil da sua empresa constantemente atualizado, habilite a troca de mensagens e responda a todos os clientes, contatos e feedbacks, use o Google Postagens e permita agendamentos e reservas (de consultas, visitas, refeições, etc.) quando for o caso do seu segmento.

2. Reels e TikTok:
Já anunciados como tendência há pelo menos dois anos, os vídeos curtos consolidam-se em 2021 como estratégia de negócios para todos os segmentos. Depois do fenômeno TikTok, o Reels cresce e recebe destaque com botão próprio no Instagram.

Porém, mais do que sua marca estar presente em ambas as redes sociais, é imprescindível entender a linguagem e o formato de conteúdo para aproveitar da melhor forma os recursos destas plataformas.
Abordagens mais descontraídas, parcerias com influenciadores digitais e muita criatividade são algumas das palavras-chaves aqui. O objetivo é tanto vender quanto fortalecer seu brand awareness (consciência da marca - que aumenta autoridade e relevância junto ao seu público).

3. WhatsApp Business:
As constantes atualizações, acrescidas do anúncio que em breve o app funcionará como forma de pagamento, impactam profundamente o comércio eletrônico e apresentam um leque enorme de oportunidades. Um médico pode ir muito além de fazer orçamentos, acessar exames, agendar e realizar consultas, por exemplo.

Se sua marca ainda não testou a ferramenta, comece agora: insira as informações da empresa, utilize as etiquetas para categorizar as conversas, configure opções personalizadas de atendimento e respostas rápidas às perguntas mais frequentes, como também mensagens de ausência para fora do horário comercial. E abuse das estatísticas ofertadas e da agilidade nas interações.

4. Segurança Digital:
Com a Lei Geral de Proteção de Dados já em vigor e a eliminação gradual dos cookies (arquivos valiosos para o Marketing que identificam o comportamento de cada usuário), inicia-se uma nova era no tratamento de dados e interação com informações de clientes, seja pela internet ou outra fonte.

Além de nomear um encarregado, realizar auditoria e outras diversas adequações, é indispensável investir em estratégias para garantir o consentimento do público, como também em ferramentas de segmentação baseada em outras variáveis de dados.
Apesar das punições começarem oficialmente em 01/08/21, podendo chegar até 2% do faturamento e no limite de R$ 50 milhões, já há casos de empresas multadas. Então não espere para ver.

 

 

Larissa Linhares
Jornalista, especialista em Marketing e Comunicação

 

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