Blog Perfil

Hackers tem controle total de seu celular

Com a era digital fortemente incrustada em nossas vidas, encontramos notícias de que cada vez mais hackers criam caminhos para invadir e até controlar totalmente dispositivos como celulares, notebooks e computadores.

Fico pensando como as pessoas permitem, sim leitor, você leu certo: PERMITEM que o dispositivo seja hackeado, e vou explicar como.

Estamos falando em segurança, pois então, você costuma sair de sua casa e deixar ela totalmente aberta? portas escancaradas, janelas abertas... não né? Pois não é seguro...

Os hackers procuram fazer com que você deixe a sua "casa" (seus dispositivos) abertos, e o meio que eles conseguem para isso é fazendo com que você instale programas em seu dispositivo, (programas, aplicativos e acesso a sites) onde neste caso são Malwares - inclusive já falamos sobre isso em edições anteriores. Porém vejo que com as frequentes notícias sobre invasões, e com a sofisticação cada vez mais depurada, os hackers estão com muito mais atuação do que se tem notícias.

Uma notícia recente: Uma nova ameaça está à caça de usuários de celulares Android. Batizado de Rogue, o malware é uma ferramenta de administração remota (RAT, Remote Administration Tool) que dá a um hacker controle absoluto sobre o smartphone da vítima, o que torna muito fácil roubar dados pessoais que podem ser usados para fraude e extorsão, logins de redes sociais ou de sistemas de home banking.
A partir daí um hacker, munido apenas de um smartphone comum, pode monitorar em tempo real a localização da vítima, usar a câmera para tirar fotos, gravar o áudio de chamadas, ler mensagens de notificação (especialmente as de apps como o Facebook, WhatsApp, Instagram, Telegram, Skype e Line), registrar tudo o que é digitado e muito mais. Tudo isso sem chamar a atenção.
Após infectar um aparelho, seja através de um app malicioso ou e-mail de phishing, a ameaça se registra como administrador do dispositivo e esconde seu ícone da lista de aplicativos para não chamar a atenção.

Então, você está disposto a correr este risco?

Para se proteger contra as ameaças no celular, valem as mesmas dicas de sempre: nunca instale apps de fontes desconhecidas, preste atenção às permissões que um aplicativo pede ao ser aberto e tenha um antivírus no celular. As informações que estão nele valem muito mais do que você imagina.

Hoje, sua vida faz parte da digital, então, cuide de sua saúde física, mental, financeira, social e digital.

Sucesso.


Tadeu Brasil Flock de Britto
Formado em Logística e Processamento de Dados, MBA Engº Software - atua na área de informática a mais de 30 anos, atualmente focado no desenvolvimento Web e Aplicativos.

 


Blog & Cases

02 Julho 2021
29 Abril 2021
25 Fevereiro 2021
25 Fevereiro 2021
16 Dezembro 2020
16 Dezembro 2020

Revista Perfil:

Mais Conceituada do Brasil 


Baixe o nosso aplicativo

 

Entrar em contato

| Revista Perfil - Editorial

| Tapejara/RS

| Praia Brava - Itajaí/SC

| Jardim Paulista - São Paulo/SP

 

Contato:  Revista Perfil     contato@perfilrevista.com.br