Blog Perfil

As memórias do computador

Em informática, memória são todos os dispositivos que permitem a um computador guardar dados, temporária ou permanentemente.

 Memória é um termo genérico para designar componentes de um sistema capazes de armazenar dados e programas.
O conceito de computador digital binário com programa armazenado (arquitetura de Von Neumann e subsequentes) é sempre baseado no uso de memória, e não existiria sem a utilização destas.

A unidade básica de memória é o digito binário, ou bit. Um bit pode conter 0 ou 1.
É a unidade mais simples possível. Um sistema que armazena apenas um destes valores não poderia formar a base de um sistema de memória.

A memória RAM é um tipo de tecnologia que permite o acesso aos arquivos armazenados no computador.
Diferentemente da memória do HD, a RAM não armazena conteúdos permanentemente.
RAM significa "random access memory", ou em português "memória de acesso aleatório"
Ou seja: esta é a memória volátil do computador, que ao ser desligado, todo o conteúdo armazenado se perde.

Memória cache
Cache de memória é uma memória de alto desempenho localizada dentro do processador e que serve para aumentar a velocidade no acesso aos dados e instruções armazenados na memória RAM. ... Um computador é completamente inútil se você não diz ao processador o que ele precisa fazer.

O uso de memórias cache visa obter uma velocidade de acesso a memória próxima da velocidade de memórias mais rápidas, e ao mesmo tempo disponibilizar no sistema uma memória de grande capacidade, a um custo similar de memórias de semicondutores mais baratas.
Como visto, esse tipo de memória possui alta velocidade e tem por função armazenar dados e instruções que a CPU poderá precisar em breve.
Ela possibilita que o processador trabalhe com toda a capacidade e tenha o mínimo de tempo ocioso possível.

O HD ou Disco Rígido serve para armazenar arquivos, programas, jogos e todo tipo de conteúdo que se deseja manter no computador. O sistema é, na verdade, mais um tipo de memória que existe dentro de um PC.
O HD armazena de forma permanente os dados, que são seus arquivos de texto, fotos, filmes, música, os softwares do computador...

Vale a pena “limpar” programas não usados - desinstalando os mesmos, arquivos desnecessários como também, utilizar softwares que otimizam a memória de seu computador - Assim o computador terá mais espaço de armazenamento e funcionará mais “leve” ficando mais rápido.

 

Tadeu Brasil Flock de Britto
Formado em Logística e Processamento de Dados, MBA Engº Software - atua na área de informática a mais de 30 anos, atualmente focado no desenvolvimento Web e Aplicativos.

 


Blog & Cases

02 Julho 2021
29 Abril 2021
25 Fevereiro 2021
25 Fevereiro 2021

Revista Perfil:

Mais Conceituada do Brasil 


Baixe o nosso aplicativo

 

Entrar em contato

| Revista Perfil - Editorial

| Tapejara/RS

| Praia Brava - Itajaí/SC

| Jardim Paulista - São Paulo/SP

 

Contato:  Revista Perfil     contato@perfilrevista.com.br