Blog

Novo olhar para a fotografia

Nesses tempos de pandemia, em que os eventos foram todos cancelados, um ensaio fotográfico está chamando a atenção de muitas famílias.

É o ensaio Smash the Cake (esmague o bolo).
O ensaio Smash the Cake, surgiu há alguns anos nos Estados Unidos, onde, no dia do aniversário do filho, as mamães costumavam colocar um pequeno bolo na cadeira de alimentação do bebê para cantar os parabéns. Muitas crianças ficavam curiosas com os detalhes do bolo e acabavam colocando a mão e esmagando o bolo, o que rendia muitas fotos engraçadas. Com o passar do tempo, outras mamães começaram a fazer também, achando interessante registrar a criança se lambuzando com seu bolo de aniversário, muitas vezes sendo essa a primeira experiência da criança com o doce.


O Smash the Cake veio para o Brasil com tudo. O sucesso foi tão grande que muitos fotógrafos começaram a oferecer esse trabalho de um jeito mais sofisticado, com cenários, roupas e bolo. O ensaio é muito divertido, tanto para a criança como para os pais. O bebê está livre para fazer o que quiser com o bolo, comer, passar pelo corpo e pelo cenário, e tem alguns que até sobem em cima dele. O smash é encantador, pois o bebê tem várias reações durante a sessão. É um festival de caretinhas, desde o sorriso até o choro (essas fotos ficam lindas também). Essa é a essência do ensaio, registrar a experiência da criança.

Para os profissionais que querem começar a oferecer esse serviço, vou citar algumas observações que acredito serem importantes:
Deixar o estúdio ou local das fotos bem higienizado, usando mascará e álcool gel (disponibilizar também para os clientes). Estar atento à escolha dos materiais que irão compor o cenário, como peças que podem quebrar e também que possam colocar em risco a segurança da criança. Escolher uma confeitaria de confiança, que utilize ingredientes de ótima qualidade. Também perguntar aos pais se a criança tem alguma alergia ou intolerância com algum alimento. Nesses casos, pedimos aos pais que tragam o bolo.

Para as famílias que não querem dar o doce para a criança, tem a opção de fazer o Smash the Fruit, com as frutas que a criança mais gosta.
Para completar esse ensaio, além de muita “fofurice” e doçura com a parte do bolo, encerramos o ensaio com um banho quentinho, onde a criança se diverte pra valer, o que reflete em mais imagens cheias de emoção e alegria.
Ensaio concluído. Fotografias que serão apreciadas durante toda a vida!

 


Daiane Tochetto
Formada em Artes Visuais pela UFSM
Fotógrafa Profissional desde 2004x

 

 

Perfil Fotografia

 

 

 

 

Revista Perfil:

Mais Conceituada do Brasil 


Baixe o nosso aplicativo

 

Entrar em contato

| Revista Perfil - Editorial

| Tapejara/RS

| Praia Brava - Itajaí/SC

| Jardim Paulista - São Paulo/SP

 

Contato:  Revista Perfil     contato@perfilrevista.com.br