Blog

O que são vírus de computador?

Algo que passou a existir com o advento da internet, foram os “vírus de computador”. Mas afinal, o que é isso exatamente? Por que eles existem e qual é a sua finalidade? E, alguém é beneficiado com isso?

Vamos esclarecer para quem tem alguma dúvida: Um vírus de computador é um programa, um sistema ou um software, não é um agente biológico.

Um “vírus de computador” afeta todo sistema que utiliza um software, onde na maioria dos casos, são os computadores os principais objetivos desta infecção. Os smartphones também estão nesta linha de prioridade dos vírus de computador, depois, outros sistemas podem ser afetados, como TVs smarts, sistemas de alarmes, câmeras wifi, até carros com sistemas computadorizados podem ser afetados ou hackeados por esse vírus.

Então, a consequência da pandemia do Coronavírus, é que muita gente está em home office, ou simplesmente em casa, na internet ou na TV.

Assim, o mercado para golpes virtuais está muito mais ampliado. Pois o desenvolvimento dos vírus para computador se tornou muito sofisticado, enganando milhares de pessoas e as deixando com prejuízos, onde na maioria das vezes são financeiros.

Os beneficiários dos vírus de computador são os hackers, porém vale uma ressalva aqui: um hacker tem conhecimento elevado em programação, contornam sistemas incontornáveis, e criam ferramentas que protegem, ou modificam o sistema.
Hacker é todo aquele que consegue invadir um sistema e modificar ele, mas nem sempre um Hacker é do mal, o “hacker do mal” é o Black Hat. Também são chamados de Crackers. São aqueles que usam seu conhecimento para derrubar grandes corporações, clonar cartões, criar vírus, sequestrar seus dados, enfim, a lista de possibilidades é gigante.

Os cuidados são: ter um bom antivírus, mantê-lo atualizado e realizar varreduras constantes de 15 em 15 dias ou quando sentir que o computador está lento. Além de um bom antivírus, utilize também programas específicos como anti malwares ou antispywares.

A lentidão no computador nem sempre é causada por vírus, pois seu computador pode estar lotado de programas que você não usa, pode ter pouca memória, o HD pode estar no limite, seu computador pode não estar com a eficiência de ventilação correta, a placa mãe com oxidação, etc. Tudo isso também causa lentidão no computador, que seria um problema de hardware, necessitando da assistência de um técnico.

Então, cuide para que seu computador não entre na estatística desta pandemia.

Forte abraço

Tadeu Brasil Flock de Britto
Formado em Logística e Processamento de Dados, atua na área de informática há mais de 30 anos, atualmente focado no desenvolvimento Web e Aplicativos.

 


 

 

Revista Perfil:

Mais Conceituada do Brasil 


Baixe o nosso aplicativo

 

Entrar em contato

| Revista Perfil - Editorial

| Tapejara/RS

| Praia Brava - Itajaí/SC

| Jardim Paulista - São Paulo/SP

 

Contato:  Revista Perfil     contato@perfilrevista.com.br