Blog

Terapia Capilar com os óleos essenciais

Cada vez mais a aromaterapia – terapia de aromas/fragrâncias – tem penetrado não somente nos lares para auxiliar no bem-estar individual e da família, como também no tratamento capilar em atendimentos de beleza. 

A estrutura do couro cabeludo é formada por uma camada superficial epidérmica e a dérmica, repleta de ácido hialurônico, colágeno, fibras elásticas, vasos sanguíneos e nervos. E essa estrutura é responsável pela sustentação e nutrição de todas as outras estruturas presentes como glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas. O bulbo capilar é onde ocorre todas as trocas metabólicas para nutrição e oxigenação do folículo, formando o fio do cabelo.

E a saúde desse fio de cabelo muitas vezes é a resposta física do nosso estado emocional. Fatores em desequilíbrio familiar, financeiro, pressão no trabalho geram ansiedade, estresse e se manifestam diretamente na estrutura capilar.
Desde os antepassados o cabelo para o ser humano representa poder. E para o público feminino simboliza a sensualidade, empoderamento, autoestima e a personalidade de cada mulher. A sobrecarga das responsabilidades de cada uma delas pode provocar alterações consideráveis na estrutura do cabelo. E se o estado emocional está conturbado, certamente vai reverberar no aspecto do fio do cabelo.

A Terapeuta Capilar Cida Nazari, de Santa Catarina, especialista há mais de 35 anos em fio do cabelo, nos últimos 4 anos se especializou com procedimentos específicos de tratamento capilar. Seu trabalho tem total sinergia em compreender num questionário individual com sua clientela, a investigação sobre o estado emocional.

“Apesar de toda a aparelhagem em câmera de zoom que avalio a saúde do fio, uma limpeza profunda que realizo e recomendo; eu também estimulo o couro cabeludo com uso dos óleos essenciais que tem uma resposta muito rápida ao penetrar na corrente sanguínea, atuando nas células não somente para o aspecto físico, mas auxilia muito no aspecto emocional para esse equilíbrio. Quando isso acontece, o resultado é muito eficaz para um couro cabeludo bonito e saudável. Um dos óleos essenciais que costumo estimular o cabelo e acalmar minha clientela é a Lavanda”.

Um outro ponto muito importante é a nutrição no programa alimentar diário que também faz toda a diferença para a saúde capilar. A Nutricionista Giselle Barreto do Rio de Janeiro afirma que “Para falar de saúde do cabelo, preciso falar de intestino. Como assim?” Quando há um desequilíbrio da flora bacteriana intestinal, a qual chamamos de disbiose, ocorre redução da absorção dos nutrientes e causa carência de vitaminas. Este desequilíbrio é causado pela diminuição do número de bactérias boas do intestino e aumento das bactérias ruins. Geralmente, provoca sintomas gastrointestinais, mas pode vir silenciosa, trazendo sinais alérgicos, imunidade baixa, inflamação crônica, problemas emocionais, ganho de peso, desordens dermatológicas e a queda de cabelo. O acompanhamento com nutricionista é fundamental para o tratamento.

Uma avaliação nutricional no ritmo de vida de cada indivíduo me permite estruturar um programa específico para equilibrar o metabolismo. A aromaterapia é algo que auxilia muito no bem-estar. Um dos meus blends preferidos de óleos essenciais é o Zengest. Ele contém Gengibre, Erva-doce, sementes de coentro, hortelã-pimenta, estragão, anis e sementes de cominho. Recomento fazer uma massagem abdominal ou ingerir 1 gota ao dia, a fim de ajudar na digestão.

Sempre friso em minhas aulas online diárias sobre Aromaterapia que o primeiro passo é conhecer, experimentar e entender como o metabolismo do seu corpo interage consigo. Quando nos colocamos em sintonia com a Natureza num bem-maior todo o Universo vibra na mesma sintonia de evolução e crescimento como Ser Humano.

 


Por Liege Pedrozo
@liegepedrozo
@pattymartins.terapeuta
@nutrigisellebarreto
@cidaanazari
@doterrabr

Revista Perfil:

Mais Conceituada do Brasil 


Baixe o nosso aplicativo

 

Entrar em contato

| Revista Perfil - Editorial

| Tapejara/RS

| Praia Brava - Itajaí/SC

| Jardim Paulista - São Paulo/SP

 

Contato:  Revista Perfil     contato@perfilrevista.com.br