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O vendedor presente ausente, você sabe quem é?

Talvez não seja o seu caso, mas há muitos líderes de equipes sofrendo com este perfil de vendedor em sua empresa e ainda não sabe exatamente o que e como fazer para mudar este quadro,

que além de incomodar muito os outros membros da equipe, sugando a energia, tiram-lhes a concentração e o foco da ação de vendas. O presente ausente acaba mandando muitos clientes para os braços da concorrência através da sua ausência de espírito. Provavelmente você já deve estar pensando em alguém que você conheça, talvez em sua própria empresa ou de preferência na empresa do concorrente, não é verdade? Na verdade este assunto é inspiração que gera conteúdo para um livro com vários capítulos, mas vou dar aqui algumas dicas de como identificá-lo e como evitar este perfil indesejável em sua equipe.



Como identificar o comportamento do presente ausente dentro da empresa: O presente ausente normalmente é muito carente de atenção e cheio de sentimentos, ele tem muita necessidade de falar de si mesmo com assuntos extra trabalho e tentando despertar no outro o desejo de falar da sua vida principalmente assuntos familiares, esportes, políticas, religião, finanças e outros.

Como identificar o comportamento do presente ausente com o cliente: Já ocorreu com você de ligar para uma empresa para resolver questões simples e ficar esperando por vários minutos? Ou entrar em um estabelecimento, ser atendido e quando perguntar algo sobre um produto, em seguida o vendedor te falar “ham? O que foi que o senhor(a) disse mesmo?” Ou, “espere um pouco vou falar com o meu gerente!” Eu poderia dar vários exemplos, mas vamos partir para a parte mais importante que é como evitar este perfil indesejável na sua equipe.

Como evitar este perfil indesejável na sua equipe:
Opção 1: No momento da entrevista para seleção é uma oportunidade especial para ir além do que o candidato está apresentando e prestar atenção na sua concentração e avaliar o grau de segurança das suas respostas. Momento especial para identificar quais sonhos ele gostaria de realizar e o quanto a sua empresa representará para estas realizações caso ele venha ser contratado. Pergunte quais são os diferenciais que oferece para sua empresa e porque você deve contratá-lo. Devo dizer que isto não é tudo, mas é um bom começo para evitar o presente ausente!

Opção 2: Se você já tem o presente ausente em sua equipe, sabe que demitir custa caro, eu posso te afirmar que um excelente treinamento é o caminho mais rápido, inteligente, seguro e produtivo para mudar esta situação. Invista em treinamentos para melhorar quem já é bom e profissionalizar quem não corresponde às expectativas da sua empresa. Nunca esqueça a cereja do bolo! Há muitas empresas que deixam de lado o maior diferencial que é, e sempre será o Ser Humano representado na busca da excelência para encantar o cliente. Pense Nisto!

Um forte abraço, excelentes Vendas e até o nosso próximo encontro!

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