Blog

PERFIS DE LIDERANÇA EFICAZ

Na obra clássica O Monge e O Executivo, James C. Hunter define a liderança como: “a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum”.

Partindo deste princípio, é possível realizar o exercício da liderança de diferentes formas, de acordo com o comportamento adotado pelo líder. 

A seguir serão apresentados quatro estilos de liderança que se mostraram ser os mais eficazes, segundo Daniel Goleman:

AUTORITÁRIO

 Este perfil demonstrou, nas pesquisas, ser extremamente eficaz em gerar resultados rápidos. Apesar do nome, o líder autoritário não é aquele que utiliza somente de um cargo hierárquico para que as pessoas o obedeçam. Caracterizam-se pelo foco em metas, objetivos claros e são compromissados com a missão da empresa. A liderança autoritária destaca-se então, por ter uma estratégia clara e fornecer ao time as condições necessárias para atingi-la.

COACH

Como o próprio termo já exemplifica, o líder coach atua como um treinador para seu time, focando no desenvolvimento de competências, orientações para a carreira e formulação de metas individuais e em grupo. Através de questionamentos, perguntas poderosas e tarefas desafiadoras, os líderes motivam e desenvolvem as pessoas. Este estilo também se caracteriza pela capacidade de delegar e pela percepção aguçada para identificar pontos fortes e fracos no time.

AFILIATIVO

A liderança afiliativa consiste em gerir a empresa e a equipe levando em consideração as emoções das pessoas. Este perfil pode ser identificado em líderes que realizam almoços e confraternizações fora do expediente. Este estilo foca no ambiente harmonioso, na satisfação das pessoas e em criar conexões emocionais entre elas.

DEMOCRÁTICO

Este perfil é definido como aquele que evolve o time nos processos de tomada de decisão. O líder democrático constrói uma ideia ou estratégia junto com as pessoas envolvidas, ouvindo pontos de vista diferentes, analisando as percepções e estimulando a criatividade do grupo. Como resultado, é gerado maior engajamento, o aumento da capacidade de inovação e os colaboradores sentem-se mais satisfeitos, pois participam das decisões que irão impactar diretamente no trabalho e em suas carreiras. Contudo, é necessário atenção nesse estilo, para que as reuniões com o time não se tornem maçantes e improdutivas.

 

 

 


Guilherme Baumworcel – Fundador e CEO do Rupee

 

 

Revista Perfil:

Mais Conceituada do Brasil 


Baixe o nosso aplicativo

 

Entrar em contato

| Revista Perfil - Editorial

| Tapejara/RS

| Praia Brava - Itajaí/SC

| Jardim Paulista - São Paulo/SP

 

Contato:  Revista Perfil     contato@perfilrevista.com.br