Blog

Programa de Conservação Auditiva e Qualidade de vida

O Programa de Conservação Auditiva – PCA, é um conjunto de medidas coordenadas que previnem a instalação e/ou evolução das perdas auditivas ocupacionais,

e o principal objetivo do PCA nas indústrias é a proteção da saúde auditiva do trabalhador, ou seja, prevenir que os trabalhadores expostos a níveis de ruído perigosamente altos desenvolvam Perda Auditiva Induzida Pelo Ruído Ocupacional (PAIR). 

O PCA está diretamente agregado e em harmonia com outros programas, o PCMSO e o PPRA, e onde existir o risco para a audição do trabalhador, exposição ao ruído acima de 85dB, há necessidade de implantação do Programa.

 Os funcionários que trabalham em empresas que desenvolvem o PCA são beneficiados diretamente com a prevenção da perda auditiva melhorando, assim, a qualidade de vida, diminuindo o nervosismo, o estresse, doenças cardiovasculares, cefaleias e a prevenção de problemas auditivos de origem não ocupacional, que são automaticamente detectados nos exames (Audiometria) de rotina do PCA. 

A conservação auditiva nas empresas valoriza o trabalhador, promove a elevação da autoestima do funcionário, fazendo com que ele trabalhe mais satisfeito e sentindo-se seguro no âmbito ocupacional. O ruído associado a agentes químicos, radiações ionizantes, frio/calor/vibração e acidentes com traumatismo crânio-encefálico são agentes ocupacionais que provocam perdas auditivas.

Tendo em vista o constante aumento de reclamatórias trabalhistas para PAIR – Perda Auditiva Induzida Pelo Ruído, baseadas em laudo médico (exame audiométrico) a avaliação com dosímetro com filtro de bandas irá proporcionar além dos resultados tradicionais, o cálculo de Leq individual em todas as faixas de exposição, evitando possíveis questionamentos futuros e melhorando a saúde do trabalhador. O resultado da análise por frequências também é essencial para definir o correto modelo de protetor auditivo, garantindo qualidade e credibilidade superior em seus relatórios. 

Dosímetro Sonus 2 Plus 1/1 e 1/3 bandas de oitavas

 

 


Natália Dasso Franke

Fonoaudióloga

CRFa 9639 - RS

Sócia Proprietária em Franke&Filhos

Formada pela Universidade de Passo Fundo - UPF em 2012

 

Revista Perfil:

Mais Conceituada do Brasil 


Baixe o nosso aplicativo

 

Entrar em contato

| Revista Perfil - Editorial

| Tapejara/RS

| Praia Brava - Itajaí/SC

| Jardim Paulista - São Paulo/SP

 

Contato:  Revista Perfil     contato@perfilrevista.com.br