Blog

Erva-mate na escola e no mundo gourmet

Uma proposição através da lei 68/2018, possibilitou a inclusão da erva-mate e seus derivados na alimentação de jovens e crianças da rede pública estadual gaúcha. 

O projeto foi proposto pelo deputado estadual Gilberto Capoani (MDB) e aprovado no dia 10 de setembro. Na sua justificativa, o autor alega que a "erva-mate contém cafeína em quantidades importantes, bem como antioxidantes, potássio, aminoácido e vitaminas". O consumo traz benefícios à saúde, pois "ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, evitando que o colesterol e a gordura se acumulem nas artérias".

Árvore símbolo do Rio Grande do Sul e matéria prima para o chimarrão, bebida oficial no Estado, a erva-mate, ocupa lugar de destaque na alimentação regional por compor várias receitas gastronômicas da culinária regional, tanto na forma de alimentos sólidos como bebidas.

A institucionalização como alimento presente na merenda escolar, irá possibilitar de maneira concreta o aproveitamento das virtudes e benefícios que a erva-mate proporciona já apontadas pela ciência e de conhecimento tradicional, pelos índios guaranis há mais de 500 anos.

Outro fundamento específico é a valorização do produto pela sua diversidade e polivalência de uso, migrando dos tradicionais chimarrão e tereré, para outras inúmeras possibilidades, visto que passou a chamar a atenção da alta gastronomia e de grandes chefs do mundo gourmet, como observado, durante a realização do “Mesa Tendências 2019”, ocorrido recentemente em São Paulo.

Aliado a esses conceitos gastronômicos inicia no campo um trabalho direcionado ao emprego das boas práticas agrícolas no processo produtivo da erva-mate, para combinar com as boas práticas de fabricação do produto e seus derivados, já empregadas nas empresas ervateiras gaúchas, definidas pela portaria 194/2016 da Secretaria Estadual de Saúde no Rio Grande do Sul.

A erva-mate também utilizada na produção de cosméticos pela indústria da beleza passará percorrer um novo caminho no mercado alimentício, no rol dos chás e nas inovações da culinária. Irá mostrar seu imenso potencial, como um produto essencialmente natural, biodiverso e que unicamente é encontrado, em sua originalidade, nos limites internos do bioma Mata Atlântica.

 

Revista Perfil:

Mais Conceituada do Brasil 


Baixe o nosso aplicativo

 

Entrar em contato

| Revista Perfil - Editorial

| Tapejara/RS

| Praia Brava - Itajaí/SC

| Jardim Paulista - São Paulo/SP

 

Contato:  Revista Perfil     contato@perfilrevista.com.br