Blog

VOCÊ ACHA POSSÍVEL SER FELIZ SEM SEXO?

Pesquisas recentes nos Estados Unidos mostraram que grande parte dos casais tem uma única relação por mês e que cerca de 20% não fazem mais sexo. Como é provável que muitos tenham vergonha de confessar, o número pode ser ainda maior. 

Passei alguns meses na Alemanha e entrevistei mulheres de 40 a 60 anos. Algumas disseram que são felizes, pois têm uma relação de companheirismo, cumplicidade e intimidade com os parceiros. Mas um dado me chamou atenção: elas não têm mais vida sexual, nem com o marido, nem com outros homens. Eles são amigos, gostam da companhia do outro, conversam e dão boas risadas, mas, na cama, perderam o interesse sexual.

Elas falaram sobre essa ausência de sexo como um fato natural em uma relação de muitos anos. Apesar do desejo sexual ter diminuído com o tempo, elas descobriram outros prazeres com o marido.

Tenho entrevistado brasileiras que não têm mais relações sexuais com os maridos. A diferença é que elas têm vergonha de admitir que o sexo acabou em seus casamentos. Elas demonstram que a preocupação maior não é com o próprio prazer, e sim com a necessidade de serem desejadas pelos parceiros. Elas sofrem por se sentirem rejeitadas, desvalorizadas, fracassadas, e até mesmo culpadas, por não corresponderem ao modelo esperado de ser mulher em nossa cultura.

O mais curioso é que algumas afirmaram que “o sexo nunca foi bom”, mas que gostariam de ser atraentes como foram na juventude, como se a falta de sexo fosse a prova concreta de que elas envelheceram. Também demonstraram medo de que o marido as trocasse por mulheres mais jovens. A ausência de sexo é um fator de insegurança provocado pelo pânico de envelhecer.

Como disse uma empresária de 62 anos: “Sou muito cobrada pelas minhas amigas por ter me aposentado nesse departamento. Mas se eu amo meu marido e somos felizes sem sexo, qual é o problema?”.

 

 

 

 

 


Mirian Goldenberg
Antropóloga, escritora e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

Revista Perfil: Destaque para

sua empresa


Baixe o nosso aplicativo

 

Entrar em contato

| Revista Perfil - Editorial - Matriz

| Rua Júlio de Castilhos, 410 - Sala 504 - Tapejara/RS

| 54 3344 2830

| 54 9 9157 3330


| Revista Perfil - Filial

| Rua Júlio Joaquim Fernandes, 155 - Sala 602 - Itajaí/SC