Blog

EXERCÍCIO FÍSICO DURANTE A GESTAÇÃO

O American Collegeof Sports Medicine afirma que gestantes saudáveis e fisicamente ativas não precisam parar de realizar seus exercícios com medo de algum efeito adverso durante a gestação, pois, a prática da atividade física nesse período pode promover benefícios físicos e psicológicos para a gestante.

Dentre alguns benefícios do exercício físico para as gestantes podemos citar: melhora da autoimagem, maior nível de independência funcional, prevenção de dores na lombar, menor risco de parto prematuro, diminuição da ansiedade, melhor sensação de bem estar e menor ganho de adiposidade materna.

Existem grupos musculares que devem ser fortalecidos nessa fase, por isso, o fortalecimento muscular proporcionado pela musculação minimiza os efeitos da hiperlordose lombar que geralmente surgem durante a gestação, em função da expansão do útero na cavidade abdominal e o consequente desvio do centro gravitacional.

O treino de musculação deve dar ênfase à musculatura lombar, membros inferiores, a cintura escapular e, preferencialmente, o envolvimento de trabalho para grandes grupos musculares. Devem-se evitar cargas elevadas, exercícios isométricos intensos, exercícios de equilíbrio e posturas que coloquem a gestante em risco. Exercícios que envolvam impactos (ex: corrida na rua), saltos e esportes coletivos também devem ser evitados durante a gestação.

Outro ponto que deve ser cuidado é a realização de exercícios em posições supinada (barriga para cima) e pronada (barriga para baixo) após o primeiro trimestre de gestação. Esta situação é contraindicada porque tais posições estão relacionadas com uma redução no débito cardíaco e possível obstrução do retorno venoso dificultando a circulação sanguínea.

Uma boa rotina de treinamento seria a realização de 2 a 3 vezes por semana, exercícios de musculação com cargas baixas (20 a 40% da carga máxima, em uma faixa de 10 a 15 repetições) aliadas a atividades aeróbicas de baixa a moderada intensidade (ex: caminhada), com incrementos de alguns exercícios de mobilidade e flexibilidade para determinadas articulações e musculaturas. A natação e o pilates também são boas alternativas para incluir na rotina das mulheres durante a gestação.

No entanto, a forma mais segura de fazer exercício durante a gestação é com o acompanhamento de um PersonalTrainer que irá avaliar todo histórico da gestante e o nível de condicionamento em que ela se encontra para melhor prescrever a rotina de treinamento de acordo com a individualidade de cada uma. Nesse momento existem exercícios que devem ser priorizados, bem como, exercícios que devem ser evitados, por isso, são de extrema importância à supervisão e orientação de um Profissional de Educação Física.

Antes de realizar qualquer atividade física converse com o seu Médico e com o Profissional de Educação Física!

 

 

 

 

 

 

 

 


Pedro Henrique Tarnowski
Personal Trainer formado em Educação Física pela Universidade de Passo Fundo, Pós-graduado em Fisiologia do Exercício e Nutrição Esportiva pela Faculdade Sogipa de Porto Alegre, cursa Nutrição pela Universidade de Passo Fundo e Pós graduando em Treinamento Esportivo pela Faculdade IDEAU de Getulio Vargas.

 

Revista Perfil: Destaque para

sua empresa


Baixe o nosso aplicativo

 

Entrar em contato

| Revista Perfil - Editorial - Matriz

| Rua Júlio de Castilhos, 410 - Sala 504 - Tapejara/RS

| 54 3344 2830

| 54 9 9157 3330


| Revista Perfil - Filial

| Rua Júlio Joaquim Fernandes, 155 - Sala 602 - Itajaí/SC