Blog

A FERTILIDADE MASCULINA

Já vai longe o tempo em que se acreditava que a razão para a dificuldade de um casal não conseguir “engravidar” fosse exclusivamente da mulher. 

Em aproximadamente 30% dos casos, a infertilidade é causada apenas por fatores masculinos, enquanto que em 20% têm causas masculinas e femininas combinadas. Portanto, a avaliação e o tratamento do homem assumem uma importância crucial na condução de um casal infértil.

Infelizmente, na maioria das vezes, a investigação no homem só é ini­ciada quando as dificuldades para engravidar já são percebidas pelo casal e os mesmos procuram um médico para tentar estabelecer a causa. 

Entretanto, como muitos casais estão adiando a gravidez, levando à di­minuição das chances de gestação quando a mulher completa 35 anos, recomenda-se que este homem faça uma investigação de sua fertilidade antes mesmo de decidir programar um filho. 

Em nenhuma hipótese, qualquer tratamento de infertilidade deve ser iniciado sem a investiga­ção mínima do homem. Uma boa avaliação da fertilidade masculina ini­cia-se com o histórico do paciente, seus antecedentes e exames laboratoriais, sendo o principal deles o espermograma (exame que analisa o sêmen). Outros exames podem ser necessários quando houver um histórico sus­peito ou um espermograma alterado. 

Quando necessário, segue-se com ou­tras etapas, que consistem na investigação hormonal para avaliação da atividade testicular, investigação da anatomia dos testículos (palpação pelo exame clínico e ultrassonografia), fragmentação do DNA do espermatozóide, estudo genético, além de outros específicos para cada caso. 

O exame clínico normalmente não é feito pelo ginecologista e, se for necessário, caberá ao urologista realizar essa avaliação.

Um abraço e até a próxima.  

 



Daniela Maris Piccoli
Médica-ginecologista e obstetra

Revista Perfil: Destaque para

sua empresa


Baixe o nosso aplicativo

 

Entrar em contato

| Revista Perfil - Editorial - Matriz

| Rua Júlio de Castilhos, 410 - Sala 504 - Tapejara/RS

| 54 3344 2830

| 54 9 9157 3330


| Revista Perfil - Filial

| Rua Júlio Joaquim Fernandes, 155 - Sala 602 - Itajaí/SC