Blog

Redes Sociais e a incrível importância de construir um posicionamento estratégico

Presenciamos nos últimos anos a evolução da internet e o surgimento das redes sociais. 

Devido à interatividade e facilidade de acesso, às redes sociais também podem ser utilizadas comercialmente: é possível divulgar empresas, produtos e serviços, bem como atrair e fidelizar clientes.

Claro que no início muitas empresas, principalmente as mais tradicionais, enxergavam essas novidades com desconfiança. Mas o fato é que hoje em dia, toda e qualquer marca, se não quiser ser devorada pela concorrência, precisa construir e manter um posicionamento estratégico na web.

As redes sociais podem trazer inovação e novos moldes de serviços e negócios para as empresas. Unindo a linguagem informal, conteúdo multimídia e interação social, elas podem se tornar uma poderosa ferramenta de comunicação e publicidade.

Se bem estruturado, esse canal possibilita ao público: conhecer, relacionar-se e fazer negócios com a marca.

Porém, a ganância em querer ganhar o maior número de likes e seguidores, faz com que muitas empresas acabem errando no seu posicionamento e, consequentemente, não conseguindo atingir e alcançar resultados através das redes sociais, na maioria das vezes até prejudicando a própria imagem e marca da empresa.

Afinal posicionamento não acontece na empresa, acontece na cabeça do cliente. Posicionamento é como a marca é vista pelas pessoas e por mais que a sua empresa queira conquistar determinada posição, são as interações da marca com o público, incluindo o conteúdo que você gera e posta na internet é que criam e contribuem diretamente para a formação dessa imagem que o cliente tem da empresa.

Mas muitas empresas possuem uma visão equivocada sobre as redes sociais e posicionamento, o que acaba gerando resultados desapontantes e negativos.

Em grande parte dos casos, esse resultado negativo, se dá pela empresa não compreender a linguagem ou como deve se posicionar no ambiente digital. 

Além disso, não sabem como utilizar as redes sociais como uma estratégia corporativa. Os empreendedores pulam a parte de análise e pesquisa e começam já na inserção e geração de conteúdo sem valor.

Quando você se posiciona de maneira correta, seguindo um planejamento estratégico, pesquisando e analisando o mercado, persona e público alvo, você tem um retorno imediato e com baixo custo de investimento.

Só que para isso acontecer você precisar gerar conteúdo relevante, conteúdo que agregue valor na vida das pessoas. 

Chega de ficar martelando em cima do produto ou serviço. Chega de ficar dando tiro para tudo quanto é lado.

Conheça seu cliente, conheça as dores que ele tem, ensine sobre a solução que vai resolver aquela dor e então depois apresente e venda o remédio. 

Lembre-se: “Posicionamento não acontece na empresa, acontece na cabeça do cliente.

 

 

 


Willian Daviny
Especialista em Marketing Digital e Empreendedorismo.
CEO and Founder da Agência Xeque Mate.
“Saber o que está acontecendo é bom, fazer acontecer é ainda melhor.”

Revista Perfil: Destaque para

sua empresa


Baixe o nosso aplicativo

 

Entrar em contato

| Revista Perfil - Editorial - Matriz

| Rua Júlio de Castilhos, 410 - Sala 504 - Tapejara/RS

| 54 3344 2830

| 54 9 9157 3330


| Revista Perfil - Filial

| Rua Júlio Joaquim Fernandes, 155 - Sala 602 - Itajaí/SC